A paixão pela velocidade costuma ser inevitável aos entusiastas, que cedo descobrem a adrenalina ocasionada por estes esportes. Além disso, por todo o globo, inúmeras civilizações demonstraram seu apreço pelas duas rodas, elaborando diversos campeonatos de moto, com diferentes características. 

Uns mais velozes, outros perigosos, alguns mais técnicos e por aí vai. Sendo assim, desenvolvemos esse conteúdo, elencando os cinco principais campeonatos de moto no mundo. Neste post, você terá a oportunidade de conferir as informações mais relevantes de cada um desses eventos. Acompanhe!

Os 5 principais campeonatos de moto do mundo

Para não valorizar apenas as diferenças, ressaltamos: a maior semelhança entre os campeonatos abaixo está no espetáculo. Todos são eventos de grandes proporções, com projeção e renome mundial. Além disso, todos carregam o DNA do motociclismo, característico pela adrenalina e velocidade

Sem mais delongas, confira agora os principais detalhes sobre estas competições!

1. MotoGP

Este evento nada mais é do que o Campeonato Mundial de Motovelocidade, simbolizando o ápice do motociclismo, sendo, portanto, a conquista máxima aos pilotos dessa categoria. Teve em 1949 a sua primeira edição.

O campeonato tem três divisões: MotoGP, Moto2 e Moto3, em que competem motos munidas por motores de 1000, 600 e 250 cilindradas, respectivamente. Tal como ocorre na automobilística Fórmula 1, o MotoGP percorre inúmeros circuitos pelo mundo, pontuando os pilotos conforme o posicionamento ao final da corrida. 

Confira os recordistas:

  • piloto campeão: Giacomo Agostini, 15 títulos;

  • equipe campeã: Honda, com 62 títulos.

2. Isle of Man TT

O TT faz referência ao Troféu Turista, que ocorre na Ilha de Man, uma pequenina comuna localizada entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. É um evento de longa data, iniciado em 28 de maio de 1907. O circuito é um extenso tapete asfaltado, com 60 km de percurso, sinuosamente desenhado por 256 curvas. 

É válido ressaltar que o circuito já integrou a lista de GP’s do MotoGP, até 1976. Contudo, a periculosidade do trajeto, renomado sob alcunha de Corrida da Morte, ocasionou inúmeros boicotes pelos pilotos da época, excluindo a Isle da agenda do mundial.

Confira os recordistas:

  • piloto campeão: Joey Dunlop, com 26 vitórias;

  • equipe campeã: Honda, com 111 vitórias.

3. Rali Dakar

É um gigantesco evento multimodalidades, sendo portanto, renomado também no meio automotivo. A grande característica do Dakar está na dificuldade da prova, que mescla todos os tipos de terrenos, exigindo extrema resiliência, resistência e competência mecânica dos seus pilotos. 

Originalmente realizada em 1979, partia-se em Paris, encerrando em Dakar. Desde então, os percursos são modificados, devido a uma série de motivos, dentre eles, podemos citar as alterações climáticas e tensões geopolíticas presentes no Oriente Médio.

Os recordistas: 

  • piloto campeão: Stéphane Peterhansel, com 6 títulos;

  • equipe campeã: Ducati, com 15 títulos.

4. SBK

Trata-se do Campeonato Mundial de Superbike, inicialmente realizado em 1988. A grande distinção para com o MotoGP está na restrição do SBK permitir apenas as motos de produção em linha, modelos comercialmente acessíveis aos entusiastas, enquanto a MotoGP prioriza os modelos especificamente desenvolvido às pistas. 

O evento é realizado em inúmeros países, com tabelamento de pontos coerente à posição. Sobretudo, o SBK é um grande espetáculo publicitário para as montadoras, de modo que existe um ditado específico ao evento: vença no domingo, venda na segunda!

Seus recordistas: 

  • piloto campeão: Carl Fogarty, com 4 títulos;

  • equipe campeã: KTM, com 11 títulos.

5. MXGP

Essa é a sigla que denomina o Campeonato Mundial de Motocross, fundado em 1957, sendo o troféu máximo para os trilheiros de todo o planeta. O MXGP é consolidado em 16 competições. Além disso, segue a divisão por cilindradas, proposta pela MotoGP. Sendo assim, o MXGP está dividido em MX1 e MX2, competindo motos de até 250 e 125 cc, respectivamente. Os recordistas são:

  • piloto campeão: Stefan Everts, com 10 títulos;

  • equipe campeã: KTM, com 20 títulos.

E então, o que você achou deste post destacando os principais campeonatos de moto? Não perca a oportunidade de apresentar esses eventos aos seus colegas entusiastas, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!