Quem pratica esportes off-road certamente está por dentro da necessidade de cumprir alguns mandamentos básicos, envolvendo segurança e conforto. Saber como limpar óculos de proteção, por exemplo, é fundamental para garantir uma boa visibilidade durante os percursos e evitar acidentes.

Apesar de ser bastante simples, a limpeza dos óculos de proteção pode se tornar ainda mais tranquila e eficaz caso algumas dicas sejam seguidas. No post de hoje, nosso assunto é justamente esse. Listamos os principais hábitos para otimizar o trato com esse item tão importante em trilhas. Confira!

Certifique-se de que as mãos estão limpas

As atividades do dia a dia, mesmo que pequenas e dentro de casa, fazem com que nossas mãos se sujem constantemente. Óleos, cremes, temperos, comida… São diversos os produtos capazes de, em um instante, nos obrigar a ir ao banheiro e lavar as mãos.

Esse ato simples é um dos mais importantes na nossa vida. Portanto, antes de limpar os óculos de proteção para se deslocar a uma trilha off-road, certifique-se de que suas mãos estão livres de impurezas. Use um sabonete de qualidade, líquido ou em barra, e lave bem as mãos. A secagem deve acontecer com uma toalha igualmente limpa, sem fiapos.

Lave sob um fluxo constante de água

Para realizar a remoção perfeita de quaisquer substâncias impuras da lente dos óculos de proteção, o ideal é lavá-lo sob um fluxo constante e suave de água da torneira. Atenção: de preferência e sempre que possível, esse líquido precisa estar morno.

A explicação é direta, mas convincente: o fluxo constante de água morna ajuda a evitar que as lentes sejam riscadas durante a limpeza. O líquido quente, por exemplo, tem sério risco de danificar o revestimento dos óculos. Pense: estar no meio do percurso e ser atrapalhado por riscos na lente deve ser algo extremamente chato.

Esfregue e enxague bem os dois lados

Todas as partes da lente merecem a mesma atenção. Afinal de contas, o desempenho em esportes off-road depende muito da visibilidade. Então, aqui vai outra dica: esfregue de modo suave os dois lados dos óculos por alguns segundos, garantindo a limpeza das almofadas de nariz e das extremidades localizadas atrás das orelhas.

Outro local bem relevante é a borda das lentes, que faz a ”moldura” do rosto. Ali, a poeira, óleos da pele e outros detritos encontram terreno fértil para se acumular. Para finalizar essa etapa, vale enxaguar os dois lados, tanto da lente quanto da armação. Se algum vestígio de detergente permanecer, há risco de surgirem manchas.

Seque cuidadosamente

Essa etapa da limpeza de óculos de proteção é fundamental. A secagem precisa ser feita de maneira bem cuidadosa, usando uma toalha limpa e sem fiapos. Panos de pratos que nunca foram lavados com amaciante são boas pedidas. O amaciante é uma substância capaz de manchar as lentes, por isso o lembrete.

Toalhas de algodão, daquelas utilizadas na limpeza de vidros, também figuram como ótimas alternativas. Qualquer tipo de sujeira ou detrito, porém, deve ser motivo para trocar de material ao secar. Arranhões prejudicam muito a vida útil e a qualidade dos óculos de proteção, refletindo no rendimento off-road.

Além dos itens que mencionamos, é interessante citar a necessidade da escolha e do uso correto do tear-off e roll-off, dois acessórios que impactam de forma direta a visão do piloto. Eles ajudam a proteger as lentes e limpam a sujeira que potencialmente interfere na visibilidade.

Instrumentos de uso pessoal como os óculos de proteção precisam receber a devida atenção dos amantes de esportes off-road. São detalhes que, com o passar do tempo, viram hábitos quase automáticos, fazem a diferença no desempenho. Assim, a segurança e o conforto na prática esportiva crescem ainda mais.

E então, aprendeu como limpar óculos de proteção? Para receber novos conteúdos relevantes como esse diretamente na sua caixa de e-mails, assine nossa newsletter!