Você já imaginou sentir o vento no rosto, ter o mesmo contato com a natureza e até sentir a adrenalina que só a moto proporciona, mas com muito mais conforto? Depois de pilotar um quadriciclo, você vai ver que isso é possível.

A história dos quadriciclos se confunde com a dos próprios carros. Afinal, os primeiros modelos não eram nada além de um motor a combustível conectado a um dispositivo que fazia quatro rodas girarem.

Mas hoje, convenhamos, as coisas são um pouco diferentes. Existem quadriciclos para todos os gostos e bolsos. Por isso, neste post você vai descobrir as características dos tipos de quadriciclo, o que precisa considerar antes de comprar um e quais são as vantagens desses veículos!

Quais os principais tipos de quadriciclos?

Antes de comprar um quadriciclo, é necessário saber o motivo pelo qual você quer um. Afinal, cada modelo tem uma proposta. Confira alguns deles:

1. Esportivos

Se você quer fazer trilhas off-roads, passear por fazendas e se aventurar, vale a pena conhecer melhor um modelo esportivo. Eles são leves, alcançam uma velocidade maior devido à potência do motor e têm o design mais esguio.

Nesses modelos, o sistema de suspensão é maior, o que garante a absorção dos impactos em trilhas com saltos, e o câmbio costuma ser manual, o que dá mais controle ao piloto.

2. Utilitários

Os utilitários são ideais para quem utiliza os quadriciclos no trabalho. Eles podem ajudar em fazendas e indústrias, fazendo reboques e auxiliando no transporte de funcionários. Outra vantagem dessa categoria é o espaço para a carga.

Como eles têm engate para reboque, a força de torque é maior — em outras palavras, o motor tem força motriz para girar. Assim, as possibilidades de usar esses modelos utilitários são muitas!

3. Híbridos

Os híbridos são voltados para quem quer velocidade e leveza, mas sem perder as vantagens dos utilitários, com algum espaço para carga e opção de reboque. Com a força dos modelos de carga e a suspensão dos esportivos, eles são ideais para trabalhos feitos em terrenos difíceis.

Apesar de essas serem as 3 categorias gerais, os modelos podem variar de inúmeras formas, com tração nas 4 ou em 2 rodas, partida elétrica ou à corda e até com variação no número de passageiros. E alguns modelos têm espaço para caronas com capacidade para até 4 pessoas!

É importante ressaltar que os veículos fabricados para vias públicas precisam ser emplacados, e o pagamento de taxas é obrigatório, de acordo com a resolução do Contran de 2015. O condutor também precisa ser habilitado na categoria B e utilizar equipamentos de segurança.

Caso você pretenda utilizar modelos off-road em circuitos fechados, como fazendas, estradas dentro de propriedades rurais e trilhas, não precisa se preocupar. As praias, contudo, não se enquadram na categoria off-road! Para pilotar nelas, é preciso seguir a resolução.

Vale lembrar ainda que existem miniquadriciclos para crianças, mas eles são considerados brinquedos.

Quais pontos devo considerar antes de comprar um quadriciclo?

As cilindradas, o sistema de tração e a transmissão são alguns pontos que você pode avaliar antes de comprar um quadriciclo.

O número de cilindradas, por exemplo, influencia diretamente na potência e na velocidade que os veículos podem alcançar. Já o sistema de tração nas 4 rodas vale a pena se você faz trilhas e pilota em terrenos com lama.

Quais são as vantagens de um quadriciclo?

Uma das principais vantagens de um quadriciclo é a versatilidade. Ele chega a locais aonde um carro não consegue chegar, o que pode fazer toda a diferença. Um bom exemplo é o apoio logístico às competições off-road.

Se você é do tipo que gosta mesmo de adrenalina, eles são uma alternativa mais leve, confortável e pouco poluente para curtir a natureza.

Agora que você já sabe as principais características desses veículos, consegue imaginar como seria a família toda motorizada na próxima escapada para o lazer? Um passeio assim não é difícil de se realizar! Existem quadriciclos com espaços para o carona e, como você já viu, até para as crianças.

E aí, gostou do post sobre tipos de quadriciclo? O que acha de dar uma chance para esses veículos? Conheça a nossa loja on-line!