Como qualquer equipamento que envolve componentes mecânicos e elétricos, os veículos exigem que os seus proprietários invistam na manutenção preventiva e ajustem alguns itens de tempos em tempos. Diante dessa realidade, conhecer alguns dos principais cuidados com a moto pode ser extremamente importante.

Pensando nisso, a seguir apresentaremos 3 dicas de cuidados com a moto, que possibilitarão que você rode muitos quilômetros sobre duas rodas, sem o risco de ficar na mão. Continue a leitura! 

1. Dê atenção especial ao motor

A moto é um equipamento incrível, mas que demanda uma série de cuidados e o investimento em manutenções periódicas, para manter a segurança do veículo e evitar que ele apresente problemas. Dentro desse contexto, o primeiro item que você deve dar uma atenção especial é o motor.

Definitivamente, essa é uma das peças mais importantes, que precisa estar sempre em bom estado. Para começar, você não pode abrir mão de fazer as trocas de óleo no tempo certo e na quilometragem indicada pelo fabricante, visto que uma boa lubrificação no sistema é indispensável para evitar danos durante o seu funcionamento.

Também é muito importante dar preferência por usar apenas as marcas que são reconhecidas no mercado, pois elas estão aptas a cumprirem a sua função. Além disso, é preciso ficar atento a quaisquer ruídos estranhos que surgirem durante a pilotagem, e levar o veículo ao mecânico se necessário.

2. Faça a limpeza do jeito correto

Fazer a limpeza do jeito certo é mais um dos cuidados com a moto indispensável. Isso é importante para deixá-la mais bonita, mas também para que ela fique conservada por mais tempo e, consequentemente, não perca o seu valor de mercado.

Mesmo que você tenha pego uma estrada de terra ou esteja voltando de viagem, jamais passe um pano seco, já que pode causar arranhões. A água e uma flanela úmida são poderosas aliadas, e podem ser as alternativas perfeitas para garantir que tudo fique bem limpinho. Lembre-se de fazer isso com o motor já frio!

Também é importante não utilizar abrasivos, como os detergentes, pois eles podem causar arranhões e o conserto pesar bastante no bolso. Por isso, o mais recomendável é apostar apenas em produtos específicos para essa finalidade, que podem ser encontrados em lojas especializadas em equipamentos automotivos.

3. Não se esqueça da conservação

Além da limpeza e dos cuidados do motor, é fundamental, eventualmente, trocar algumas peças quando o fabricante ou o seu mecânico de confiança indicar, para que você possa rodar sem imprevistos.

Verifique os freios, tanto nos modelos de lona, ou pastilha, quanto na versão ABS, avaliando o nível de desgaste. Observe também as luzes, já que lâmpadas queimadas são uma infração de trânsito e podem causar multas, além de aumentar os riscos de acidentes. Não se esqueça que a sua segurança e a do passageiro dependem das boas condições do veículo!

Pronto! Com as manutenções preventivas e seus cuidados com a moto, você pode rodar por aí com mais segurança, aproveitando a liberdade que é levar a vida sobre duas rodas!

Gostou de conhecer os cuidados com a moto? Então você vai gostar também do nosso artigo que mostra os seus principais acessórios. Até lá!