Amantes de esportes off-road sabem bem a importância dos cuidados com a moto off-road para mantê-la com a conservação em ótimo estado. Um veículo bem cuidado é um dos principais fatores para garantir uma pilotagem correta e, principalmente, segura.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e dar 6 dicas importantes para manter os cuidados com a sua moto em dia e encarar diversos eventos e desafios em sua companheira de duas rodas. Continue a leitura e confira!

1. Limpe o filtro de ar depois de cada trilha

Manter o filtro de ar sempre limpo é um dos cuidados com a moto considerados mais importantes para o motociclista, pois previne que sujeiras, poeira ou água possam passar pelo filtro e causar grandes danos ao motor.

Para evitar esse problema, o ideal é fazer a manutenção e deixar o filtro sempre limpo e lubrificado com óleo específico para essa parte da moto.

2. Cuidado com o momento de dar partida na moto

Evite acelerar o motor enquanto ele ainda estiver frio. Nesse caso, o mais indicado é deixar que a sua moto off-road funcione em marcha lenta até que atinja cerca de 40º, o que leva alguns minutos, e, somente após isso, acelerar.

3. Verifique os rolamentos

Os rolamentos da moto podem ser encontrados nos links, rodas, balança e caixa de direção, por exemplo. Diante disso, é indicado verificar frequentemente se há a necessidade de trocar ou engraxar esses componentes.

Caso seja identificada alguma folga e/ou seja necessário realizar a troca dos rolamentos, o indicado é optar por peças originais ou de marcas bem conhecidas no meio.

4. Lave a moto com frequência

Lavar a moto sempre é importante para retirar poeira, lama e demais sujeiras que podem ficar grudadas após a prática esportiva com sua moto off-road. A higienização pode ser feita em casa mesmo, com produtos específicos encontrados em lojas para artigos de motos, ou, caso prefira, o motociclista pode procurar um lava a jato.

5. Troque o óleo da moto com frequência

Os níveis do óleo, assim como a viscosidade, especificações e quantidades indicadas pelo fabricante, devem ser revisados regularmente. O ideal é fazer a substituição sempre após andar por locais que tenham muita lama, alagamentos ou poeira.

Outra dica é fazer a troca sempre que notar alguma alteração na coloração do lubrificante, observando se ele não está mais claro (indicando contaminação com água) ou com tom esverdeado (indicando contaminação por outros elementos).

Deve-se sempre seguir o intervalo de troca recomendado pelo fabricante de sua motocicleta.

6. Mantenha a calibragem correta dos pneus

Manter os pneus sempre bem calibrados é uma prática fundamental para evitar que o motor faça um esforço extra, além de prevenir desgastes em outras peças. Lembre-se sempre de escolher pneus de boa qualidade.

Neste artigo, falamos sobre cuidados com a moto que são importantes para garantir a conservação do veículo para a prática de trilhas e esportes como o motocross. Se você é um motociclista apaixonado pela modalidade, sabe bem a relevância desses pontos, que visam aumentar seu repertório de cuidados.

E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser saber mais sobre o tema e receber mais conteúdos exclusivos sobre o assunto, assine nossa newsletter e fique por dentro!