Se tem um equipamento de proteção que todo motociclista precisa ter é o capacete. Independentemente da modalidade de esporte off-road praticada, esse item é obrigatório para manter a segurança do piloto durante os trajetos. Tão importante quanto o modelo escolhido, o tamanho do capacete também deve ser adequado para não atrapalhar a visão e nem causar desconforto na cabeça.

Em diversas ocasiões, os motociclistas erram na escolha, pois acreditam que apenas o conforto importa. Esse fator é fundamental, mas não é o único. Neste artigo, vamos ensinar você a escolher o tamanho do capacete ideal para off-road e para não ter problemas com esse equipamento. Vamos lá?

Quais são os tipos de capacete?

Quando falamos em capacete, logo pensamos no design, cores, resistência e marcas. No entanto, é preciso entender, antes de tudo, quais os tipos de capacetes disponíveis no mercado. Os modelos que você precisa conhecer são:

  • aberto: modelo de capacete on-road. Costuma ser mais confortável por ser mais arejado e esteticamente bonito. No entanto, não oferece proteção à boca nem ao maxilar;

  • fechados ou integrais: outro modelo on-road. Proporciona mais segurança e proteção devido às suas funcionalidades: trava de segurança, viseira e a proteção total da cabeça e rosto;

  • capacetes off-road: esse é o que mais nos interessa, pois é o tipo ideal para a prática de todas as modalidades de esportes off-road. O diferencial dele é a queixeira, que oferece mais proteção ao rosto caso o piloto caia da moto. Esses capacetes oferecem proteção total a cabeça, são mais leves e ventiláveis, além de terem abas laterais que protegem os olhos da luz do sol.

Qual a importância de usar um capacete do tamanho certo?

O tamanho do capacete é fundamental por diversas razões. Uma delas é garantir a proteção da cabeça do piloto em caso de quedas. Já imaginou sofrer um acidente e ele simplesmente sair da sua cabeça? Isso não pode acontecer, já que os riscos de traumatismo são imensos. Por isso é tão importante o capacete ter o tamanho ideal.

Outro detalhe é que ele não pode ser muito apertado para não sufocar e não causar desconforto. No entanto, também não pode ser largo a ponto de escapar. Ele deve ser firme e acompanhar a movimentação da sua cabeça.

Como escolher o tamanho do capacete?

Para encontrar o tamanho do capacete ideal, primeiramente encontre as medidas da circunferência da sua cabeça. Para isso, basta passar uma fita métrica ao redor da cabeça, por cima da sobrancelha e acima das orelhas. Você encontrará uma medida entre 53 e 64 centímetros.

Feito isso, consulte a tabela de medidas. Caso a compra seja feita on-line, ela estará disponível na página. A consulta do tamanho do capacete pode ser feita da seguinte forma:

  • tamanho PP ou XS: equivale aos números 53 e 54;

  • tamanho P ou S: equivale aos números 55 e 56;

  • tamanho M: equivale aos números 57 e 58;

  • tamanho G ou L: equivale aos números 59 e 60;

  • tamanho GG ou XL: equivale aos números 61 e 62;

  • tamanho GGG ou XXL: equivale aos números 63 e 64.

Lembre-se que o capacete deve ser firme e permitir boa visibilidade. O ideal é que ele fique justo e bem rente a suas bochechas, porém, sem apertar a região da testa. Uma forma de conferir o tamanho é balançar a cabeça para frente e para trás. O capacete não deve se deslocar, mas acompanhar o movimento.

Se você fizer a compra on-line, como não poderá provar, opte por um número menor ao encontrado na circunferência. O forro interno tende a se adaptar ao formato da sua cabeça e ficará ideal conforme o tempo de uso.

Escolher o tamanho do capacete é importante para garantir a sua segurança durante os trajetos. Lembre-se, além disso, de conferir se o capacete possui o selo do INMETRO. Essa é uma garantia de que ele passou por todos os testes de segurança.

O que achou do post? Se você é apaixonado pelo universo off-road e busca equipamentos, peças de reposição e veículos de qualidade, não perca mais tempo e entre em contato com a Maxx Fun. Será um prazer atendê-lo!