Os trilheiros estão entre os maiores entusiastas de esportes radicais em todo o planeta e também estão ganhando espaço em diversas modalidades no Brasil, sobretudo por conta da natureza exuberante do nosso país. Diante dessa realidade, conferir algumas dicas para acertar no pneu para moto de trilha pode ser muito importante.

Com trajetos perfeitos para os mais variados graus de dificuldade e paisagens que proporcionam memórias inesquecíveis, você não vai querer correr o risco de ficar na mão por conta de problemas nesse item tão importante, não é mesmo? Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer o melhor acerto!

1. Considere a maciez e a dureza dos pneus

Não é difícil perceber o quanto é fundamental optar por pneus adequados para o tipo de moto e esporte, pois esse é um artigo extremamente importante para que os praticantes tenham mais segurança e evitem acidentes no trajeto. Por isso, uma das dicas mais importantes é considerar a maciez e a dureza ideais.

Para trilhas com muita lama e areia, o melhor é optar por modelos off-road, que são mais macios e têm espaçamentos maiores entre os gomos. Dessa maneira, eles oferecem uma maior superfície de contato, o que é bastante interessante para esse tipo de solo inconsistente e para manter a aceleração, mesmo em situações adversas.

Já para andar no seco, a sua escolha deve se direcionar para pneus duros, com espaçamento menor entre gomos. O seu ponto forte é a resistência, o que é perfeito para o solo socado e para pedras. Mesmo que você não seja um piloto profissional, considere um modelo com revestimento em borracha, que é altamente resistente.

2. Escolha as medidas adequadas para sua moto

Escolher um pneu com medidas adequadas para sua moto também é muito importante e, no off-road, os diâmetros e as larguras são medidos em polegadas. Esse é um quesito fundamental, pois um contato adequado com o solo é o ponto principal para que você possa acelerar, frear e vencer obstáculos sem problemas.

Sem a aderência correta, seria impossível superar muitos dos desafios dos trajetos e, além de poder sofrer um acidente mais grave, você poderia colocar a segurança das outras pessoas em risco. Por isso, fique atento às especificações do modelo da sua moto e às orientações do fabricante.

3. Não se esqueça de conferir a calibragem

Pouco adianta acertar no pneu de moto para trilha se eles não estiverem com a calibragem adequada. Assim, é fundamental checar esse item todas as vezes que você for sair, antes de esquentar os componentes. Além de seguir as orientações do fabricante, lembre-se de que há variações de acordo com as suas características.

Nessa equação, devem entrar o seu peso atual, o tipo de terreno e até o estilo de pilotagem. Pneus mais cheios podem alcançar velocidades maiores em terrenos secos, enquanto os mais vazios proporcionam mais controle em solos lamacentos e macios.

Algumas montadoras recomendam calibrar os dois pneus por igual, enquanto outras aconselham que uma pequena diferença entre a dianteira e a traseira é aceitável, dependendo da sensibilidade do piloto.

Por fim, é importante lembrar-se de que quem adora o off-road precisa estar mais atento quanto à manutenção e que um pneu de moto para trilha tem uma vida útil menor, devido ao desgaste. Por isso, é fundamental escolher marcas de boa qualidade e maior confiabilidade.

E agora, pronto para comprar um pneu para moto de trilha? Quer adquirir os melhores modelos? Então, entre em nossa loja virtual!