Normalmente, quem vive sobre duas rodas costuma entender um pouco sobre o equipamento, até mesmo por conta da paixão e do prazer que o veículo traz. Sendo assim, é muito comum que se faça parte da manutenção em casa e, por isso, conhecer as ferramentas para mecânica de motos é muito importante.

O melhor dessa história é que, mesmo com um número limitado de itens e ainda que você esteja longe de ser um piloto profissional, nada impede que monte um kit particular e dê um trato no seu equipamento, quando assim desejar. Confira o conteúdo a seguir e descubra o que não pode faltar!

1. Kit de chaves de fenda

Não dá para falar de ferramentas para mecânica de motos sem falar de um bom kit de chaves de fenda, não é mesmo? Sendo assim, para ter os cuidados adequados com o equipamento e fazer a sua manutenção do jeito certo, você não pode abrir mão de ter alguns modelos bastante utilizados e importantes.  

Praticamente tudo o que você fizer envolverá apertar ou afrouxar parafusos e porcas, dos mais diversos diâmetros, ângulos e formatos de cabeça. Para isso, você precisará, por exemplo, de uma chave Philips, chaves hexagonais, chave de boca, chave de roda e assim por diante. Quanto mais você tiver, melhor para facilitar o seu trabalho.

2. Canivete multiuso

O canivete multiuso também é uma das peças mais importantes para você ter em casa, se quiser mexer com a parte mecânica da sua moto. Isso acontece porque, apesar do tamanho diminuto, esse é um item que pode substituir diversas outras ferramentas, trazendo praticidade para você na hora do sufoco.

Como se não bastasse, ele também é bem fácil de ser guardado na própria moto. É sempre bom ter algo cortante no caso de uma mangueira ou fio velho precisar ser cortado ou adaptado, por exemplo. As lâminas também podem ser úteis para serrar um galho preso na carenagem ou no pneu depois de uma queda ou batida.

3. Alicate

O alicate também é uma das ferramentas essenciais para cuidar da mecânica de motos e é fundamental contar com alguns itens do gênero na sua garagem. Além do modelo tradicional, é interessante ter um de pressão, um de corte e até mesmo um menor, para que você possa levar consigo em viagens, por exemplo.

Eles servem para quase todos os sistemas e podem ser usados para torcer ou desencapar fios, ajudam na soltura de porcas e pinçam pequenos objetos. Assim como no caso das chaves, o ideal seria adquirir um kit, o que facilitaria todas as operações.

4. Cabos da bateria

Por fim, os cabos de bateria também estão entre as ferramentas essenciais para cuidar da mecânica de motos. Como você já deve saber, eles são úteis para quando for necessário fazer a famosa “chupeta”, ou seja, transmitir energia de uma bateria funcionando para outra que esteja apresentando problemas de funcionamento.

O ideal é apostar em modelos mais leves, que podem ser enrolados facilmente e são uma boa solução para transportar, visto que eles caberão em diversos lugares na sua motocicleta. Você também poderia levar uma bateria extra, mas o peso faz essa alternativa não valer realmente a pena.

Como você pode ver, as ferramentas para mecânica de motos devem estar na garagem de qualquer motociclista e, dependendo da situação, podem ajudar na manutenção e na resolução de problemas.

Gostou de conhecer as ferramentas essenciais para cuidar da mecânica de motos? Quer comprar peças da mais elevada qualidade? Então, curta a nossa página no Facebook!