Vento no rosto, gosto de liberdade e contato com a natureza. Seja em uma trilha off-road ou em percursos do dia a dia, você conhece bem as sensações de andar de moto e não vê a hora de seus filhos poderem acompanhá-lo, não é? 

A boa notícia é que eles não precisam fazer 18 anos e tirar a habilitação para começar a ter contato com o motociclismo. Os miniveículos são perfeitos para quem quer apresentá-los aos filhos. Como são considerados brinquedos, miniveículos como minimotos e miniquadriciclos, podem ser pilotadas por crianças em trilhas off-road ou regiões rurais, sítios, chácaras, clubes, etc.

Neste artigo, você vai tirar as principais dúvidas sobre o funcionamento técnico de um miniveículo, descobrir onde eles podem ser utilizados e como escolher o modelo ideal.

Como os miniveículos funcionam?

Minimotos e miniquadriciclos podem ser elétricos ou movidos a combustível, como é o caso da maioria. Os modelos de motos off-road, geralmente, têm cilindradas mais baixas, motores com 2 ou 4 tempos e as versões são destinadas às crianças, com limites de peso. 

Já os miniquadriciclos podem ser elétricos ou a gasolina. Eles têm, em média, 50 cilindradas, mas você encontra modelos de 90cc e com motores de 4 tempos. Assim como nas motos, é importante verificar o peso suportado pelos brinquedos. 

É importante ressaltar que existem miniveículos para adultos, mas eles não devem ser utilizados em percursos off-road. Os modelos de motos, quadriciclos e réplicas de carros são destinados, principalmente, aos circuitos fechados, por uma questão de segurança. 

Para quais tipos de esportes eles são indicados?

Existem competições próprias para crianças e adolescentes, tanto em off-road como em pistas, onde um modelo esportivo é o mais indicado. Para iniciantes, a dica é praticar em espaços abertos, sob supervisão, para ganhar intimidade com o veículo, equilíbrio e habilidade com as marchas.

Como os miniveículos não são reconhecidos como meio de transporte, eles não são emplacados e não podem circular em vias públicas. Então, o uso é restrito aos circuitos fechados (como pistas), trilhas, sítios, campos de futebol e fazendas. 

Como funcionam os modelos com transmissão automática?

Se você tem receio de que os miniveículos sejam perigosos, pode ficar tranquilo. A maioria deles não ultrapassa os 70 km/h e tem transmissão semiautomática ou automática.

A transmissão manual é indicada para quem tem um pouco mais de experiência com a pilotagem. Ela dá mais controle sobre o ganho de velocidade do veículo e pode ser utilizada por adolescentes mais experientes. 

Já as motos de transmissão completamente automáticas, com câmbio conhecido como CVT, são indicadas para crianças mais novas ou inexperientes. A vantagem é que elas são mais seguras. Com isso, o aprendizado das crianças e adolescentes fica muito mais fácil, porque eles conseguem focar no equilíbrio, coordenação motora e em observar a trilha.

Qual é o miniveículo ideal para mim? 

Para comprar um miniveículo com o objetivo de iniciar as crianças nos caminhos off-road, primeiro é importante saber como você vai usá-lo. Se você quer iniciar as crianças com os automáticos, a dica é conferir os modelos de 49, 50 e 100 cilindradas da marca MXF

A versão de 49 cilindradas é um modelo de entrada, indicado para crianças mais novas, com motor de 2 tempos. Essa moto funciona a gasolina, é leve e suporta até 70 kg. 

Também com um motor 2 tempos, a MXF de 50 cilindradas é mais potente e ideal para quem precisa de um bom veículo para já iniciar em trilhas com mais desafios. 

As crianças um pouco mais velhas, entre 8 e 12 anos, podem ficar fascinadas com a versão de 100 cilindradas da MXF. A moto tem 4 tempos, alcança 80 km/h e uns dos diferenciais são as suspensões preparadas para amortecer os impactos.

O bacana dos miniveículos é que eles podem acompanhar as crianças desde cedo até elas crescerem e começarem a pedir por uma moto “igual à do pai”. O importante é lembrar que os miniveículos são considerados brinquedos e não podem transitar em vias públicas. Com a orientação correta, um bom modelo e manutenções preventivas, a diversão é garantida!

Ficou interessado? Veja os modelos de minimotos e quadriciclos na nossa loja online.