Combinar esporte e natureza resulta em qualidade de vida e redução do estresse. E que tal viver bons momentos compartilhando com os pequenos a paixão pelas motos? As crianças observam e exploram o mundo e geralmente têm interesse pelos hobbies dos pais. Mas elas podem pilotar? A resposta é: sim!

Antes mesmo dos 7 anos as crianças já podem desfrutar dessa modalidade de diversão. Atualmente, existem modelos específicos de moto para crianças cuja fabricação leva em consideração a altura, o peso, a potência adequada e a idade.

Mas, para que a diversão seja garantida para as crianças (e também para os adultos), prestar atenção a algumas questões é indispensável. Então confira algumas dicas que o ajudarão a compartilhar a paixão pelas motos com as crianças!

Moto para crianças

Ao introduzir as crianças no motociclismo, lembre-se que o esporte deve ser para elas uma fonte de prazer e aprendizado. Portanto, deve ser considerado uma atividade lúdica. Aproxime gradativamente as crianças do esporte levando sempre em consideração o período de desenvolvimento em que elas se encontram.

Para isso, uma alternativa é envolvê-las nos cuidados e na manutenção da moto. Nesse momento, é interessante apresentar a moto e auxiliar os pequenos em seus processos de descoberta para, em seguida, compartilhar com eles as tarefas mais complexas que envolvem a manutenção.

A curiosidade deles está a seu favor! O motociclismo pode proporcionar às crianças descobertas que vão além da moto, afinal, elas entrarão em contato com novos sons, odores, ferramentas, equipamentos e paisagens. Ao compartilhar o esporte com as crianças, você terá boas oportunidades para continuar a aprimorar sua relação afetiva e continuar treinando.

Equipamentos ideais

A escolha correta da moto e dos equipamentos de proteção é determinante para o sucesso em cima das duas rodas. Nessa etapa, é necessário aliar principalmente segurança, qualidade e conforto. Ao escolher a moto, considere a idade, a altura e a noção que a criança tem de condução (o que o ajudará a escolher a potência, por exemplo). Tenha atenção também ao seu peso, pois ele indicará o grau de dificuldade para o domínio da moto.

O mesmo vale para os equipamentos de proteção. Garantir a segurança é indispensável, pois quedas e pequenos acidentes poderão ocorrer, sobretudo nos primeiros momentos de prática. Evitar que as crianças se machuquem significa oferecer a elas o equipamento completo de proteção: capacete, luvas, calça, camisa, botas e óculos. Se possível, envolva a criança na compra da moto e dos demais equipamentos.  

Primeiros passos

Pilotar é uma atividade prazerosa, mas é importante levar em consideração alguns fatores. A princípio, busque por locais amplos, pouco acidentados, com menor trânsito de pessoas. Dê preferência a lugares que você já conhece.

Acompanhe de perto e forneça a ajuda necessária até que a criança seja capaz de pilotar sozinha. Depois de algum período de treino, ela estará apta a novos desafios e poderá gradativamente descobrir e superar novos terrenos com inclinações, curvas e terra. Quando chegar o momento, inicie pelas pistas amadoras cujos obstáculos não apresentam elevado grau de dificuldade.

Foco na relação

Introduzir as crianças no universo off-road exige um esforço compartilhado e o sucesso também depende em grande parte do adulto. Para superar as possíveis frustrações, não perca de vista a importância do diálogo, da persistência moderada e da paciência. Dedique-se, respeite os limites da criança, ofereça tempo para o descanso e a motivação.

Para assegurar a diversão e o aprendizado, ofereça exemplos e mostre como fazer. Explique que as quedas e as dificuldades fazem parte do processo e comemore com elas cada desafio superado. Daí em diante, a diversão estará garantida e vocês poderão aproveitar juntos os finais de semana e os períodos de férias!

E não se esqueça de que a moto para crianças, assim como aquelas utilizadas pelos adultos, necessita de cuidados e de manutenção constante.

Conferiu as dicas, mas ainda está com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo!