“Viajando de carro você vê a paisagem, de moto você faz parte dela”. Quem inventou essa frase sabia muito bem do que falava. Para motociclistas de trilha não existe momento mais libertador, esclarecedor e alucinante do que em cima de uma moto.

Ser trilheiro é muito mais do que a corrida ou as estradas, antes de qualquer nominação é um estilo de vida, espírito de equipe e, claro, o sentimento de aventura.

Se você faz parte do clube dos apaixonados por moto, continue a leitura deste artigo que fizemos especialmente para você.

Por que ser motociclista de trilha faz tão bem?

As características dos motociclistas de trilha vão muito além das motos radicais. Ser trilheiro tem a ver com superação, afinal, enfrentar terrenos que na maioria das vezes são impossíveis de serem explorados, exige muita concentração e controle do piloto.

Ser um motociclista de trilha é poder desbravar lugares novos mantendo sempre o amor e respeito pela natureza, já que ela faz parte de toda essa história. O perfil de um trilheiro se resume a atitude e liberdade, a capacidade de controlar seu caminho e curtir cada momento sentindo o vento no rosto.

Acompanhe, agora, conosco as vantagens de praticar esse esporte!

Sensação de liberdade

Pergunte a qualquer motociclista qual a sensação de pilotar uma moto? A resposta, com certeza será: liberdade.

Vivemos em uma sociedade aprisionada que não aproveita e nem sente a vida. Ter a possibilidade de sair a qualquer momento sem os limites de portas e vidros, sentir o vento, o sol e a chuva proporcionam uma liberdade sem igual.

Entende agora porque a moto pode ser tão viciante?

Opção de terapia

Pilotar uma moto, exige muito mais que concentração. O piloto deve se unificar a ela. Seu pensamento deve estar apenas no controle da moto e na percepção da estrada.

O fato de limpar a mente e deixar os pensamentos fluírem proporciona bem-estar e reduz o estresse. Sentir o vento e ouvir apenas o ronco do motor se torna uma ótima opção de terapia, pois pode ser um momento reflexivo para colocar os pensamentos e sentimentos em ordem.

O que é necessário para ser um bom trilheiro?

Fazer trilha é o santo graal dos motociclistas. A velocidade, adrenalina e os terrenos a serem explorados, acelera o coração de qualquer trilheiro.

Separamos algumas dicas para você se atentar antes de se jogar nessa aventura:

1. Analise sua trilha

Antes de cair na estrada, analise as possíveis trilhas que você pode encarar no caminho. Cada terreno possui características únicas que exigem cuidados diferentes, não apenas para você, mas também para o veículo.

Para cada terreno existe um tipo de pneu que se adapta melhor, então ao escolher sua trilha pesquise algumas características como:

  • clima seco ou com possibilidade de chuva;
  • terrenos com irregularidades como buracos, valas ou elevações;
  • solo lamacento ou movediço;
  • terrenos de terra batida;
  • distância da trilha.

Cada uma dessas características exige cuidados diferentes e para não passar apuros é melhor você estar preparado para essas situações.

2. Seja disciplinado

A disciplina é um requisito obrigatório para trilheiros, ela garante a sua segurança e de sua equipe. Antes de sair, faça manutenção e revisão na sua moto — óleo, pneus, água, suspensão e freios.

Ande em filas e não faça nenhuma acrobacia inesperada que atrapalhe sua equipe. Trilha de moto, não tem a ver com competição, mas, aproveitar e curtir o momento.

3. Utilize os equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança protegem o piloto contra possíveis acidentes que podem acontecer durante a trilha e, claro, os tombos fazem parte do pacote.

Lembre-se de utilizar as roupas certas para off road, capacete, botas, luvas e óculos. Esses acessórios garantem que você não volte com um machucado mais grave.

Não resta a menor dúvida que os trilheiros criaram um estilo de vida. Aderi-la significa quebrar padrões e viver de acordo com seus sonhos e vontades. É por isso que andar sob duas rodas é ter liberdade e sentir a vida com toda sua intensidade!

Você gostou deste artigo? Acha que este post ajudou você a saber mais sobre motociclistas de trilha? Então deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente as suas experiências!