No geral, é muito difícil alguém se deparar com um quadriciclo motorizado e não achar esse veículo interessante. Ter um à disposição é garantia de diversão, tanto para os adultos quanto para as crianças.

No entanto, antes de comprar o seu, você deve considerar algumas questões como a finalidade do veículo, as cilindradas, o modo de partida, o seu estilo de pilotagem, entre outras. Bateu uma dúvida? Não se preocupe!

Neste artigo, daremos 4 dicas que vão ajudar você a escolher o quadriciclo motorizado ideal para suas necessidades. Confira!

1. Reflita sobre qual será a finalidade do seu quadriciclo motorizado

Pensar se o seu quadriciclo motorizado será usado para diversão ou trabalho é um questionamento que você deve fazer antes de comprar seu veículo. Isso porque existem os modelos esportivos e os utilitários, e cada um tem suas particularidades. Sobre eles, falaremos mais adiante.

Outro fator a se considerar é se o veículo será para um adulto ou para uma criança. Você pode não saber, mas existem quadriciclos específicos para elas, os quais são projetados para atingir uma velocidade menor, além de serem elétricos e extremamente versáteis.

Além disso, é muito importante ficar atento aos equipamentos de segurança, pois, mesmo com menor velocidade, as crianças devem estar sempre protegidas — e por que não incentivar a segurança desde cedo, não é mesmo?

2. Pesquise sobre os equipamentos de segurança

Algo importante a se considerar são os equipamentos obrigatórios para a circulação do veículo, afinal, ele pode chegar a 80 km/h. Caso não seja dirigido com prudência, pode ser tão perigoso quanto uma moto. Assim sendo, entre os itens obrigatórios para o uso em vias públicas, podemos destacar:

  • farol dianteiro e lanternas;

  • iluminação para a placa traseira;

  • buzina;

  • espelhos retrovisores e velocímetro.

Além de obrigatório, o uso de capacete é essencial para garantir a segurança do condutor.

3. Escolha o veículo certo

Esportivos

Os modelos esportivos são veículos mais leves e rápidos, com motores de 2 ou 4 tempos. Geralmente possuem câmbio manual, entregando a performance máxima do motor. Esse modelo possui uma suspensão que aguenta grandes saltos e altas velocidades. São ideais para experiências em dunas, praias, estradões e trilhas leves.

Utilitários

Os modelos utilitários, assim como o nome já diz, são voltados ao trabalho em trilhas, fazendas e ambientes rurais em geral. Esse veículo possui motor de 4 tempos, bagageiros grandes, engate para reboque, suspensão mais dura e pneus e carenagens maiores. Apesar de serem mais comumente usados para trabalho, os utilitários também servem para diversão, pois são mais pesados e fáceis de dirigir.

Sistema 4×4 e 4×2

Para esse item, é preciso ter ponderação, afinal, a tração 4×4 oferece mais segurança para caminhos difíceis como areia fofa, atoleiros ou subida íngreme e escorregadia. No entanto, costumam ser mais caros — optar por um modelo 4×2 não diminuirá em nada sua diversão.

4. Analise a transmissão, o modo de partida e a cilindrada do veículo

Antes de comprar seu quadriciclo motorizado, você também deve considerar qual a transmissão do veículo, pois ela está relacionada à dirigibilidade. Quase todos os fabricantes oferecem modelos com versões automáticas, que costumam ser mais fáceis e confortáveis de guiar. Entretanto, quem prefere ter o controle do veículo e da troca de marchas geralmente opta pelo modelo manual.

O modo de partida pode ser elétrico ou por meio de um pedal. Caso seu quadriciclo motorizado fique sem gasolina, é interessante ter a opção de uma partida manual. Já a cilindrada do veículo dependerá do seu nível de experiência com o quadriciclo, uma vez que quanto maior a cilindrada maior a potência. Para a primeira compra é recomendada uma cilindrada menor.

São vários fatores a se considerar antes de comprar seu quadriciclo motorizado, não é mesmo? Escolher o veículo certo para sua necessidade é muito importante. Mas agora que você já conhece melhor sobre eles, pode escolher o seu sem medo de errar.

Anotou todas as dicas? Se você busca uma empresa apaixonada pelo universo off road, que lhe forneça produtos de qualidade e com preços justos, não perca tempo. Entre em contato conosco e faça um orçamento!