Praticar off-road é uma excelente forma de fugir da rotina e de se desestressar. Feriados, fins de semana e períodos de folga são contextos ideais para uma aventura, seja com amigos, com a família ou até mesmo sozinho. E, para aproveitar ao máximo os esportes off-road, é fundamental escolher os locais adequados.

Neste post, você vai conhecer os 5 destinos mais propícios para essa atividade tão apaixonante. Continue lendo!

Jalapão, no Tocantins

Para começo de conversa: o Jalapão apresenta um terreno arenoso e acidentado. Por isso, contar com uma caminhonete 4×4 é uma espécie de requisito para realizar uma boa trilha.

Localizado no estado de Tocantins, esse deserto não pode ficar de fora de nenhuma lista. As maravilhas naturais da região incluem cachoeiras, dunas bem altas e fervedouros de água cristalina.

As principais atrações são relativamente longe umas das outras. Portanto, o off-road é o ideal para visitar locais como a Pedra Furada, o Morro Vermelho e o Cânion Sussuapara.

Pantanal, no Centro-Oeste

O Pantanal está entre os grandes pontos turísticos do nosso país e, pelas suas características, é uma região perfeita para a prática de esportes off-road.

O ambiente selvagem, entretanto, pode ser perigoso para quem não é muito experiente. As armadilhas do caminho, se observadas sob outra ótica, transformam-se em um espetacular atrativo para os viajantes.

Serra da Canastra, em Minas Gerais

Morros, rochas e travessias de rios: essas 3 palavras resumem a Serra da Canastra. Lugar de atrações de caráter cultural, natural e histórico, esse parque é sinônimo de emoção e aventura.

As nascentes de água — como as cachoeiras de Chinela, do Capão Forro e de Casca D’Anta — já seriam capazes de fazer muita gente ir até a Serra da Canastra. Mas, como se não bastasse, ainda há a nascente do Rio São Francisco.

Visitar a Rota do Queijo da Canastra e as lojas de produção artesanal é outro bom programa.

Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul também está representado neste post, e a cidade onde essa trilha começa é Cambará do Sul, na Serra.

As belas paisagens são fascinantes porque toda a região é repleta de uma natureza exuberante, com rochas, morros e vistas incríveis. Além disso, as variações de solo chamam a atenção de quem passa pelo lugar.

Um dos cânions mais lindos da América do Sul fica em Itaimbezinho, e o ponto turístico não deve ficar de fora de nenhum roteiro off-road!

Patagônia, no Chile e na Argentina

Começamos a nossa aventura em Tocantins e terminamos em um dos pontos mais ao sul do planeta. A Argentina e o Chile abrigam 2 dos lugares mais sensacionais do continente: a Patagônia.

O frio, as planícies e a sensação de liberdade fazem de Ushuaia, na Argentina, um pedaço de terra único. Mas atenção! Quem quer praticar off-road na região não vai encontrar muitos obstáculos, mas sim distâncias enormes. Por isso, é importante viajar em veículos mais robustos.

Como você pode observar, o universo aventureiro possibilita inúmeras possibilidades de passeios turísticos. Regiões mais quentes e tomadas de vegetação representam desafios tão fascinantes quanto os lugares de frio, montanhas e caminhos tortuosos. Escolha a melhor opção para você e coloque o pé na estrada!

Agora que você conhece 5 bons destinos para praticar off-road, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos?