Um fato: as competições de velocidade fora e dentro da estrada atraem inúmeros fãs ao redor do mundo. Isso é exemplificado pelo apreço que muitos brasileiros têm pelo motocross. Por isso, é fundamental que os novos entusiastas tenham condições de adentrar esse universo.

Sendo assim, foi considerando uma dúvida básica do entusiasta de primeira viagem que elaboramos este post. Hoje, você terá a oportunidade de conhecer as distinções entre as motos on-road e off-road, conhecendo o que elas são, qual a mais indicada ao motocross e demais curiosidades inerentes ao esporte fora de estrada. Acompanhe!

Qual a diferença entre motos on-road e off-road?

Em ambas, o nome que as diferencia é bastante sugestivo, pois denota a adequação a terrenos dentro (on) e fora (off) da estrada. Assim, as motos on-road são todas aquelas aptas à circulação nas vias urbanas e rodoviárias, sendo motos de uso majoritariamente cotidiano e não destinadas à prática do esporte.

Como exemplo, citamos as customschoppers roadsters — estilos tradicionalmente iconizados por modelos Harley-Davidson e BMW —, além das esportivas com e sem carenagem (naked), ou as categorias ainda mais urbanas, como as econômicas scooters.

Já as motos off-road podem circular em qualquer terreno, embora sejam projetadas especificamente para encarar as irregularidades dos trajetos cheios de pedregulhos, areia, lama e demais variáveis. Também são conhecidas no mercado como trails, denotando sua adequação às trilhas, perfeitas para a prática esportiva do motocross e às demais modalidades off-road.

Qual a mais indicada para a prática do motocross?

Definitivamente, os modelos off-road! E isso se dá por uma série de razões, já que eles têm pneus com saliências que garantem maior aderência, peso reduzido, maior elevação do solo, que proporciona melhores ângulos de ataque, suspensão projetada para o uso constante, garantindo boa absorção de impactos. Por fim, têm motores com torques escalonados desde as menores rotações, promovendo agilidade nas decisões do piloto.

Quais as finalidades de quem pilota ambas as motos?

Novamente, precisaremos separar o joio do trigo. Primeiro, a critério esportivo. Esportes que utilizam motos on-road são aqueles que visam à altíssima velocidade, a exemplo das motos esportivas que disputam o MotoGP, o Campeonato Mundial de Motovelocidade, que é o equivalente à Fórmula 1 das motocicletas.

Já nos esportes off-road, prioriza-se a destreza dos pilotos na superação de obstáculos, dificuldades contínuas ou elaboração de manobras, vide as modalidades do motocross, enduro, supercross e outras. Agora, tratando-se do piloto cotidiano e urbano, a história muda, pois depende de uma questão de predileção ou necessidade do consumidor.

Dentro da seara de motos on-road, você encontrará estudantes que economizam ao máximo nos deslocamentos com as scooters, saudosistas que gostam de cruzar a vastidão das rodovias com suas choopers ou entusiastas do MotoGP, que preferem pilotar sua esportiva pelo interior das cidades.

O mesmo ocorre com a off-road apta à circulação — algumas são comercializadas sem luzes e demais itens de segurança, destinadas apenas às competições esportivas —, que é uma moto leve e ágil, capaz de cruzar os congestionamentos mais caóticos, vencendo qualquer adversidade no trânsito, dada a excelente relação peso-potência.

Qual a importância de conhecer os dois tipos de motocicletas?

É fundamental conhecer essas distinções para evitar um erro comum de alguns entusiastas no início de carreira, pois não adianta colocar a sua moto urbana para enfrentar uma trilha. A chance de ficar atolado é tão provável quanto a de você se machucar, o que é uma conduta imprudente.

Na prática dos esportes off-road, a adequação é um fator indispensável. Você precisa estar com um veículo apto a enfrentar os terrenos e obstáculos. Além disso, é fundamental que você tenha os equipamentos de proteção, garantindo tranquilidade e segurança durante a prática saudável do esporte. 

E aí, você curtiu este post sobre as diferenças encontradas nas motos on-road e off-road? Então, aproveite para conhecer agora os 4 dados sobre a supermoto off-road que você ainda não viu e conheça mais sobre essa curiosa categoria!