Seja nas mãos de crianças ou adultos, na terra ou nas pistas, as minimotos conquistaram espaço nas competições de motociclismo e por onde passam fazem sucesso. 

A história delas começa na década de 60, quando a Honda lançou o modelo Trail 50, com 49 cilindradas. De lá para cá, as minimotos chegaram às trilhas, pistas de velocidade e à lista de presentes de muitas crianças. 

Neste artigo, você vai descobrir como funciona uma minimoto de trilha, em quais situações elas podem ser utilizadas e como escolher o modelo ideal. 

Como funciona uma minimoto?

As minimotos têm motor com pequeno deslocamento, de apenas uma velocidade, e podem ter de dois a quatro tempos. Além disso, elas têm em média 49 ou 50 cilindradas, mas existem modelos mais potentes com 100cc, por exemplo. Para crianças, também é possível encontrar modelos elétricos.

Antes de você descobrir como escolher os melhores modelos e sobre as principais competições, é preciso entender algumas características desses miniveículos.

As minimotos são classificadas em off-road (com minimotos para trilhas) e esportivas. As minimotos de trilha são voltadas apenas para crianças e adolescentes — ou seja, por segurança, adultos não podem utilizar esses veículos em trilhas. Se você quer um pouco dessa experiência, procure competições em pistas!

É importante lembrar que as minimotos para crianças são consideradas brinquedos e não podem ser utilizadas em vias públicas. O ideal é que elas sejam pilotadas sob a instrução de um adulto em sítios, fazendas, trilhas e campos abertos. 

Qual a diferença entre uma minimoto comum e uma minimoto de trilha?

As minimotos off-road são muito parecidas com as motos de trilha para adultos. A diferença está no tamanho e na potência. Essas motos têm boas estruturas de suspensão para que o amortecimento seja eficiente durante os saltos e obstáculos das trilhas. Enquanto isso, as minimotos esportivas têm a mecânica focada na velocidade.

Apesar de as minimotos off-road serem apenas para crianças e adolescentes, os modelos esportivos podem ser utilizados por adultos e crianças nas pistas — dependendo da competição, claro.

Quais as principais competições para as minimotos?

Com o crescimento do motociclismo no Brasil, existem diversas competições que abrangem esses miniveículos. Uma das principais competições de motovelocidade com categoria própria de pista para adolescentes e crianças é o Superbike. 

Já no universo das competições off-road, a Copa Brasil de Motocross tem uma categoria júnior. Nela, os pilotos devem ter idade entre 10 e 15 anos e as motos precisam ser de 85cc, com dois-tempos, ou de 150cc com quatro-tempos.

Como escolher uma minimoto?

Se você não vê a hora de começar a pilotar junto com seus filhos, a primeira coisa a se fazer é entender o motivo pelo qual você quer comprar uma minimoto. 

Seu foco envolve as trilhas off-road? Você quer apenas que eles comecem a ter contato com os miniveículos, de um jeito mais informal? Qual é a experiência de pilotagem deles? A experiência desses minipilotos influencia no modelo de transmissão ideal, que pode ser manual, automático ou semiautomático. 

Verifique também o peso suportado pela minimoto. Modelos de minimoto de trilha com 49 cilindradas geralmente são modelos de entrada, mais leves e indicados para crianças mais novas. Para aqueles com mais habilidade e sede de aventura, um modelo de 50 cilindradas é ideal para trilhas com mais desafios.

Outros modelos, com 100cc, alcançam 80 km/h e tem mais estrutura para amortecer os impactos nas competições.

Agora você sabe como funciona uma minimoto e quais as principais características dos modelos de trilha. Com a moto ideal, a diversão é garantida: é incrível ver os nossos filhos empolgados com aquilo que também nos faz bem. Afinal, o motociclismo off-road cuida do corpo e da mente! 

Ficou com vontade de comprar uma minimoto? No site da Maxxfun você pode se aprofundar no universo dos miniveículos e conhecer os melhores modelos. Entre em contato com a gente!