Afinal, o que é off-road? Ao pé da letra, o termo significa fora da estrada. Na prática, os esportes dessa categoria costumam envolver lama, adrenalina e contato com a natureza. 

Algumas pessoas podem até pensar que o off-road se resume ao Motocross, mas esse é só mais um estilo. No Brasil, de acordo com a Confederação Brasileira de Motociclismo, são realizadas 100 competições por ano em 10 modalidades diferentes!

Apesar de terem características em comum, existem distinções entre as provas de motociclismo off-road, como o Freestyle, Rally e o Enduro. Neste artigo, você vai descobrir a diferença entre as 7 principais e quais são as próximas competições no Brasil.

1. Motocross

Uma das modalidades mais famosas, o Motocross é praticado em circuitos fechados, com obstáculos naturais do terreno. Geralmente, as trilhas são molhadas, têm cerca de 1,5 km de extensão e desafiam as habilidades dos pilotos. Eles largam juntos e quem chegar primeiro ganha.

Importado dos Estados Unidos, o Supercross é uma variação do Motocross. Essa categoria acontece geralmente em estádios e os obstáculos são criados pelos organizadores do evento.

2. Freestyle

No Freestyle, um dos grandes objetivos do piloto é impressionar o público. As competições têm vários momentos marcantes, com saltos e manobras de tirar o fôlego, e podem ser consideradas uma variação do Motocross. Nesse esporte off-road, os juízes avaliam a dificuldade da manobra, o estilo, o melhor uso do percurso e a reação dos espectadores.

3. Cross Country

Com um percurso grande predeterminado, com cerca de 20 km, o Cross Country utiliza trilhas, atalhos, estradas de terra e rios. É a modalidade para quem gosta de desafios. Os pilotos largam juntos e ganha aquele que chegar primeiro.

4. Enduro 

No Brasil, o Enduro tem dois tipos: o de velocidade — conhecido como FIM — e o de regularidade. No FIM, o piloto precisa ser experiente, com bastante resistência e entender de mecânica, porque ele não terá auxílio caso precise enfrentar algum problema. Uma das principais competições dessa modalidade é o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, que dura meses.

As distâncias costumam ser longas e a prova propõe de 3 a 5 voltas no percurso. Para saber quem é o vencedor, são somados os tempos feitos por competidor durante as trilhas. 

No enduro de regularidade, não basta acelerar e chegar em primeiro lugar. Nessa categoria, o percurso é subdividido em pequenos trajetos e deles precisam ser feitos no tempo estabelecido. Se o piloto chegar antes ou depois, ele perde pontos. 

5. Velocross

Nesse tipo de prova, o importante é acelerar. No Velocross não há obstáculos e a habilidade do piloto não é o único fator importante. Uma moto com maior potência e capacidade de aceleração ajuda você a sair na frente e encarar as curvas das pistas. Como nesses trechos você precisa diminuir a velocidade, elas são os verdadeiros desafios do Velocross.

6. Rally

O Rally é uma modalidade para motos grandes, modificadas e potentes. Ele tem um percurso aberto e pode durar dias. A partida costuma ser em uma cidade e a chegada pode ser até em outro estado. Vence quem chegar primeiro ao destino.

No Brasil, essa modalidade caiu no gosto dos pilotos e existem categorias também para carros, quadriciclos e UTVs, que levam em consideração o número de cilindradas. Uma das competições mais famosas do país é o Rally dos Sertões. Em 2018, será realizado em agosto com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

7. Trial 

Cheio de manobras incríveis, o Trial é considerado um verdadeiro espetáculo. A prova geralmente é disputada em ambientes fechados e é cheia de desafios para os pilotos, como degraus e pontes estreitas. A habilidade técnica é fundamental, porque se você colocar o pé no chão, perde pontos!

Agora você já sabe o que é off-road e descobriu como funciona cada modalidade! Se a vontade de subir na moto aumentou, aproveita! Afinal, os esportes off-road têm diversos benefícios.

E você sabia que pilotar com uma roupa inadequada pode atrapalhar seu rendimento? Veja neste artigo como escolher a roupa ideal para seu esporte off-road.