Depois de longas semanas de trabalho em meio a uma rotina corrida, finalmente chegou o dia de deixar o estresse de lado. Para relaxar, você decidiu fazer trilha de moto, e essa é uma excelente opção!

Se aventurar em uma trilha proporciona muita liberdade e adrenalina, sendo uma ótima forma de aproveitar tudo de bom que a moto tem a oferecer. Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados para que tudo ocorra bem.

Para que você não tenha surpresas ruins durante essa empreitada, criamos uma lista de dicas que devem ser checadas antes de começar a trilha. Preparado para colocar o pé na estrada com segurança? Então vamos nessa!

Utilize os equipamentos corretos

Assim como todos os esportes, existem equipamentos específicos para quem deseja fazer trilha de moto, e eles vão além do capacete exigido no cotidiano. 

O motociclista deve utilizar óculos para proteger os olhos da poeira e pedrinhas; camisa ventilada; calça com revestimento interno; colete para proteger os ombros, o tórax e as costas; luvas; cotoveleiras; joelheiras e botas especiais que recobram os pés e as canelas. 

Verifique as condições da moto

Fazer uma checagem geral na moto antes de sair pode evitar problemas, você não quer estragar a sua trilha, não é mesmo? Para garantir o sucesso da trilha, confira os itens que devem ser verificados:

  • calibragem e desgaste dos pneus;
  • pastilhas e freio;
  • filtro de ar;
  • farol, lanterna e lâmpadas;
  • bateria;
  • corrente, coroa e pinhão;
  • vela.

Conheça o percurso

Conhecer o percurso é muito importante para aumentar a segurança ao fazer trilha de moto. A dica é sempre procurar se informar sobre a trilha escolhida. Descubra quais são as partes mais perigosas e em que lugar ficam as áreas de escape em caso de emergência ou descanso.

Prefira fazer trilha de moto acompanhado

O mais recomendado é que sempre se faça uma trilha de moto acompanhado, já que em casos de problemas durante o percurso, a comunicação e o socorro são facilitados.

Além disso, estar com outros motociclistas é uma excelente oportunidade de aprender com os mais experientes, além de compartilhar bons momentos com outras pessoas que gostam do mesmo esporte que você. 

Respeite os limites do seu corpo

Fazer trilha de moto pode ser muito excitante e ao mesmo tempo desgastante. Por isso, é preciso sempre estar atento aos limites do corpo. Mantê-lo hidratado é indispensável para que tudo ocorra bem. 

Os grandes intervalos de esforço, a exposição ao sol, a roupa e demais acessórios necessários para a segurança podem levar a uma desidratação mais rápida.

Sendo assim, o motociclista precisa levar água e beber com frequência. A desidratação pode trazer consequência como tontura, perda momentânea de visão, desmaio, entre outros. 

Fazer trilha de moto é diversão na certa! E agora que você já sabe quais itens deve checar na moto e quais equipamentos precisam utilizar, é só começar a planejar!

Mesmo com a correria do cotidiano, é importante reservar um tempo para aproveitar os momentos de lazer. Por isso, se planeje e desfrute de tudo que a moto pode oferecer a você.

Se você ainda não arrumou espaço na sua agenda para fazer trilha de moto e se divertir, entenda o porquê de lazer e esporte serem tão importantes para a qualidade de vida!