Esportes off-road ajudam a desestressar e, entre outras vantagens, fazem um bem danado à saúde. Entretanto, quem gosta de aproveitar os fins de semana explorando a natureza e curtindo belas paisagens precisa estar bastante atento. Afinal de contas, saber como reagir a um possível acidente de trilha, por exemplo, é fundamental.

Nesse sentido, o uso de equipamentos de proteção deve ser o principal item do seu checklist antes de partir para qualquer aventura. Por mais que se ande na moto com a maior cautela, imprevistos acontecem, não é verdade?

É para abordar justamente esse assunto que elaboramos o texto. Trazemos dicas importantes para colocar em prática em casos de acidente de trilha. Continue a leitura e fique por dentro!

Não mova o acidentado

Manter a calma é vital em acidentes. Gastar alguns segundos pensando na melhor alternativa pode fazer a diferença. Levando isso em consideração, lembre-se de jamais mexer no corpo da pessoa acidentada.

Identificada a gravidade da situação, cheque o pulso e a respiração do indivíduo, bem como a quantidade de sangue possivelmente perdido. São esses os aspectos mais relevantes dentro do contexto, pois figuram como decisivos para determinar se o caso é de vida ou morte ou não.

Chame o socorro

A partir do momento em que, com calma, os acompanhantes já têm noção dos riscos corridos pelo acidentado, é necessário chamar socorro. Evidentemente, algumas trilhas acontecem em lugares remotos, portanto o resgate pode demorar a chegar.

De qualquer maneira, entre em contato com serviços de atendimento o quanto antes. Mesmo que a situação pareça estar sob controle, nunca é bom subestimar a gravidade. Chame uma ambulância e garanta uma observação minuciosa da pessoa.

Cuide do local do acidente

A mistura da natureza com peças da moto, além do combustível, pode piorar a situação. Sendo assim, verifique inicialmente se não há objetos capazes de cair no acidentado ou qualquer vazamento que possa interferir no processo de recuperação.

Vale ressaltar, ainda, a importância de tomar o devido cuidado com regiões montanhosas. Relembrando a necessidade de jamais mover a pessoa, barrancos exigem atenção redobrada, por exemplo.

Busque confortar a vítima

Quem vive no meio dos esportes off-road sabe que um acidente de trilha faz parte da aventura. Deste modo, tente confortar o acidentado, buscando também garantir a calma não só deles mas de todos os presentes.

Sem assustá-lo, seja positivo nas palavras e ações, com incentivos e mensagens de apoio a respeito da situação. Não esqueça de ressaltar que todos ali estão ao lado dele.

Seja cuidadoso com os primeiros socorros

Por último, uma dica simples, mas primordial. Qualquer tomada de decisão exige total conhecimento de que o quadro não tende a se agravar.

Se no grupo há alguém acostumado a lidar com esse tipo de situação, é esta pessoa que deve tomar as rédeas dos primeiros socorros. Amenizando os impactos mais sérios, os serviços médicos chamados são capazes de assegurar a recuperação completa do acidentado.

Orientações listadas, lembre-se de manter os olhos abertos não apenas para evitar um acidente de trilha como também para lidar da maneira correta caso aconteça. Manter a calma e seguir a cartilha básica ajuda bastante a atenuar riscos e garantir uma recuperação tranquila.

E aí, o conteúdo foi útil para você? Se quiser receber outras novidades diretamente na caixa de e-mails, assine nossa newsletter!